sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CACTI não gera gráficos

                 Ainda não falei sobre ele, mas postarei um tópico sobre o CACTI, uma ferramenta de gerência de desempenho, a principal função do CACTI é monitorar computadores (geralmente servidores) para que se tenha uma visão consolidada através de graficos, de períodos de 30min a até mesmo um ano, podendo assim prever upgrades, ver a eficiencia dos mesmos caso eles já tenham sido feitos.
                 Um grande problema é a configuração do mesmo, pois o mesmo utiliza-se do serviço SNMP (Simple Network Management Protocol), e o mesmo pode não estar ativo ou não configurado corretamente gerando erros, veja este exemplo:
                 Para ver esta mensagem de erro abra a página do CACTI e vá na aba CONSOLE >> DEVICES e clique sobre o nome do computador.
                 Agora é descobrir a fonte do erro.

                 1 - O SNMP não está instalado na máquina.
                  Como já dito o CACTI utiliza o SNMP para capturar as informações, mas ele não vem instalado no windows, para instala-lo vá em INICIAR>>PAINEL DE CONTROLE >> ADICIONAR E REMOVER PROGRAMAS >> ADICIONAR/REMOVER COMPONENTES DO WINDOWS
                  Abra as propriedades das ferramentas de gerenciamento e monitoramento.

          Ative então a opção "PROVEDOR DE SNMP WMI", clique em OK e finalize a instalação.


            2 - O SNMP não está configurado na máquina
             Após instalado, ele deve estar configurado conforme as descrições que se encontram na mesma página onde foi visualizado o erro de SNMP .
             Para configurá-lo, vá até os serviços(Painel de controle>> Ferramentas Administrativas>> Serviços) e procure pelo serviço SNMP, abra suas configurações e  procure pelo SERVIÇO SNMP, dentro dele abra as abas Interceptações e escolha um nome para a comunidade, ou coloque a comunidade que você colocou nas configurações do CACTI. Também vá na Guia segurança e escolha o grau de acesso deste serviço, bem como de quais computadores da rede ele pode ser requisitado, para o CACIT somente leitura é suficiente.

               3 - O PING não está ativado
             Também ative o PING , para fazer isso procure por  as opções de firewall do windows, existem muitos meios de se chegar lá, eu vou pelas propriedades da conexão de rede>> Aba avançado>> firewall do windows>>Opções>>Aba Avançado>>ICMP>>Configurações>>permitir echo de entrada
          
              4 - O Firewall está bloqueando o CACTI

              Algumas estações podem apresentar bloqueio de Firewall.

             Feito isso o CACTI terá as permissões para monitorar o computador e retornará esta menssagem no lugar da menssagem de erro do SNMP


            Caso os gráficos ainda não sejam gerados, comente a respeito e vejo se posso te ajudar,

Abraço a todos, 

 qualquer dúvida, comentem!

facebook

Postagens populares