sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CACTI não gera gráficos

                 Ainda não falei sobre ele, mas postarei um tópico sobre o CACTI, uma ferramenta de gerência de desempenho, a principal função do CACTI é monitorar computadores (geralmente servidores) para que se tenha uma visão consolidada através de graficos, de períodos de 30min a até mesmo um ano, podendo assim prever upgrades, ver a eficiencia dos mesmos caso eles já tenham sido feitos.
                 Um grande problema é a configuração do mesmo, pois o mesmo utiliza-se do serviço SNMP (Simple Network Management Protocol), e o mesmo pode não estar ativo ou não configurado corretamente gerando erros, veja este exemplo:
                 Para ver esta mensagem de erro abra a página do CACTI e vá na aba CONSOLE >> DEVICES e clique sobre o nome do computador.
                 Agora é descobrir a fonte do erro.

                 1 - O SNMP não está instalado na máquina.
                  Como já dito o CACTI utiliza o SNMP para capturar as informações, mas ele não vem instalado no windows, para instala-lo vá em INICIAR>>PAINEL DE CONTROLE >> ADICIONAR E REMOVER PROGRAMAS >> ADICIONAR/REMOVER COMPONENTES DO WINDOWS
                  Abra as propriedades das ferramentas de gerenciamento e monitoramento.

          Ative então a opção "PROVEDOR DE SNMP WMI", clique em OK e finalize a instalação.


            2 - O SNMP não está configurado na máquina
             Após instalado, ele deve estar configurado conforme as descrições que se encontram na mesma página onde foi visualizado o erro de SNMP .
             Para configurá-lo, vá até os serviços(Painel de controle>> Ferramentas Administrativas>> Serviços) e procure pelo serviço SNMP, abra suas configurações e  procure pelo SERVIÇO SNMP, dentro dele abra as abas Interceptações e escolha um nome para a comunidade, ou coloque a comunidade que você colocou nas configurações do CACTI. Também vá na Guia segurança e escolha o grau de acesso deste serviço, bem como de quais computadores da rede ele pode ser requisitado, para o CACIT somente leitura é suficiente.

               3 - O PING não está ativado
             Também ative o PING , para fazer isso procure por  as opções de firewall do windows, existem muitos meios de se chegar lá, eu vou pelas propriedades da conexão de rede>> Aba avançado>> firewall do windows>>Opções>>Aba Avançado>>ICMP>>Configurações>>permitir echo de entrada
          
              4 - O Firewall está bloqueando o CACTI

              Algumas estações podem apresentar bloqueio de Firewall.

             Feito isso o CACTI terá as permissões para monitorar o computador e retornará esta menssagem no lugar da menssagem de erro do SNMP


            Caso os gráficos ainda não sejam gerados, comente a respeito e vejo se posso te ajudar,

Abraço a todos, 

 qualquer dúvida, comentem!

3 comentários:

  1. Muito Bom o seu post, mas eu tenho o seguinte problema, o cacti gera os graficos, mas nao aparece as informações graficas, o grafico fica vazio, ele esta rodando mas nao esta exibindo as informações.

    Robinson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso eu tb achei q ele não estivesse gerando mais foi só aguardar alguns minutos para que os gráficos aparecessem, verifique em Settings o tempo definido no poller.

      Excluir
  2. Robson, sera que tem como você me ajudar ja fiz tudo isso citatdo porem tenho erro de
    SNMP error
    Ping Results
    ICMP ping Timed out

    mas pelo wireshark monitoro o acesso, ele requere os pacotes e recebe resposta , atualia os arquivos .rrd de minuto em minuto, porem não gera gráfico.
    Oque pode ser?

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

facebook

Postagens populares